sexta-feira, 13 de abril de 2012

Questões sobre o texo de André Lemos - Ciber-Cultura-Remix

1. O QUE É CIBERCULTURA E QUAIS SUAS CARACTERÍSTICAS?
Cibercultura pode ser entendida como
as relações entre as tecnologias informacionais de comunicação e informação e a
cultura, que aborda uma nova relação entre as tecnologias supracitadas e a
sociabilidade, dando face a cultura contemporânea (LEMOS, 2002).

2. O QUE É REMIXAGEM?
Remixagem é o
princípio que rege a cibercultura, sendo um conjunto de práticas sociais e
comunicacionais de combinações e colagens de informações que partem de
tecnologias digitais.

3. QUAL A ORIGEM DO COPYRIGHT E QUAL SUA FINALIDADE?
O copyright tem seu surgimento junto ao
capitalismo e a imprensa do século XVIII. E tem como finalidade controlar,
preservar e cobrar pelos direitos autorais dos criadores de mídias.

4. QUAIS SÃO AS 3 LEIS DA ESTRUTURA MIDIÁTICA DA INTERNET? EXPLIQUE.
As 3 leis fundadoras são: 1ª lei - a
liberação do polo da emissão; 2ª lei - o princípio de conectividade
generalizada; e 3ª lei - a de reconfiguração.
A primeira lei assume a máxima de “tudo em
rede”, ou seja, tem de tudo na internet, o computador não se limita em suas
próprias informações, e sim ele é composto da rede, se conectado a ela.
Já a segunda lei tem como norteadora a rede,
tudo se comunica na rede: pessoas, máquinas, objetos, monumentos, cidades,
países; tudo é visto e encontrado na rede.
Por fim, a terceira lei está na
reconfiguração de arquivos postados na rede, tendo como premissa que “tudo
muda, mas nem tanto”. Ou seja, documentos, arquivos, vídeos, músicas, são
manipulados, porém não na íntegra, e sim, são articulados em conjunto num mesmo
ou mais arquivos.

5. QUAL A RELAÇÃO ENTRE REMIXAGEM E CULTURA?
A relação entre
remixagem e cultura se estabelece na participação de usuários da/na rede, isto
é, do acesso livre e coletivo às mídias.

6. FALE SOBRE A ARTE ELETRÔNICA.
Com as tecnologias digitais, a arte assume
pra si processos interativos, abertos, coletivos e planetários, problematizando
noções como de espaço e tempo, lugar do espectador e autor, limites do corpo
humano, e também do real e virtual. Enfim, a arte eletrônica carrega a herança das
vanguardas pós-modernas do século XX.

7. O QUE É PODCAST? (discuta origem e dado estatísticos)
É conhecido como
podcast as emissões sonoras que coloca em jogo as 3 leis da cibercultura, sendo
ele o sistema de produção e difusão de conteúdos sonoros que surge no final de
2004.
A origem de seu nome
deriva de neologismos dos termos “iPod” (MP3 da Apple) e “broadcasting”
(transmissão, sistema de disseminação de informação em larga escala).
As estatísticas que o certam
apresentam 4.940.000 referências para a palavra podcasting, com seis meses de
existência em rede. A estimativa do pesquisador Forrester é de que desde seu
surgimento, em 2005, os podcasts até 2009 chegariam a 13 milhões.

8. O PODCAST REPRESENTA O FIM DO RÁDIO? QUE OUTRAS MÍDIAS
PRESENCIARAM “O FIM” DE SUAS ANTECESSORAS?
Há um duplo erro nas análises precipitadas a
respeito da cibercultura. Primeiramente o fim do meio analógico e massivo, e em
segundo, a sua substituição por outro meio digital e personalizado. Desta
forma, não temos o fim do rádio como meio de comunicação, o podcast somente
soma aos diversos formatos de broadcasting, ou seja, estamos vendo uma
reconfiguração midiática de ambos os formatos, com usuários assegurados cada
qual.

9. O QUE É BLOGOSFER? O QUE SÃO BLOGS E QUAIS OS TIPOS QUE
EXISTEM?
A blogosfera é um conjunto de blogs ao redor
do mundo, que dobra de tamanho a cada seis meses.
Blogs são formas de publicações que qualquer
pessoa facilmente tem acesso, como diário pessoal, informações jornalísticas,
emissões de áudio (audioblogs) ou vídeos (vlogs) e fotos (fotologs); podem ser
de caráter amador, jornalístico, humorístico e literário.

10. O QUE É P2P? COMO ELE FUNCIONA? CITE EXEMPLOS.
O “peer to peer” (P2P) é o sistema de
compartilhamento que possibilita a troca de arquivos de diversos formatos ao
redor do mundo. Aqui podemos observar as leis da cibercultura, a de liberação
da emissão para disponibilizar arquivos, o princípio que coloca em rede
mundialmente arquivos, e a reconfiguração da indústria fonográfica e
cinematográfica, com os downloads de músicas e filmes gratuitamente por blogs,
ou sites que cobram pelo serviço.

11. QUAL É A VANTAGEM DO FREENET?
O “freenet” é um sistema que foi criado por
Ian Clarke, que tem como vantagem a liberação do polo da emissão e o princípio
em rede, colocando arquivos em circulação para diversas formas de apropriação e
criação.

12. QUAIS AS ORIGENS DOS SOFTWARES DO CÓDIGO ABERTO?
A origem dos
softwares livres tem seu surgimento em 1989, a partir da invenção da licença de
utilização de código fonte. Colocando assim, a criação e o compartilhamento
planetário de inteligência no desenvolvimento de soluções e programas de
computadores.

13. O QUE É GPL? O QUE É GNU?
O GPL foi cria no ano
de 1989, por Richard Stallman (General Public License) e a “Free Software
Foundation” e escreveu o primeiro projeto de software livre o GNU (acrônimo de “GNU
is not Unix”). A GPL não permite a apropriação privada dos trabalhos coletivos
realizados, dando a todos livremente disponibilidade de transformar e distribuir
as modificações.

14. POR QUE O SL É UM BOM EXEMPLO DE CIBER-CULTURA-REMIX?
O SL é um bom exemplo
de ciber-cultura-remix porque potencializa as 3 leis fundadoras, liberação da
emissão, princípio de conexão e a reconfiguração da indústria de softwares
proprietários como resposta de flexibilização.

15. ACESSE O SITE MENCIONADO NA NOTA DE RODAPÉ NÚMERO 16, E
COMENTE.
Segue o site mencionado
no texto Ciber-Cultura-Remix de André Lemos: http://news.bbc.co.uk/2/hi/technology/4728259.stm.
A matéria da BBC
posiciona a cibercultura como criadora da “citizen media”, “mídia do cidadão”,
ou seja, o usuário da rede produz, distribui e transforma as mídias e conteúdos
digitais, aos quais está sendo exposto, podendo ser publicações literárias,
políticas, jornalísticas, sonoras, vídeos caseiros ou até mesmo músicas
remixadas.


16. QUAIS OS 3 ARGUMENTOS DE MANOVIC PARA O REMIX COMO NOVA
MÍDIA?
O primeiro basea-se
no que nos referimos como pós-modernismo, o “remixing of previous cultural
contents and forms withim a given media or cultural form”. O segundo argumento
é a globalização, que mistura e reconfigura culturas nacionais em um estilo
global, não necessariamente homogêneo. Por último argumento, ele aponta as tecnologias da cibercultura que
fazem o “remix between the interfaces of various cultural forms and the new
software techniques – in short, the remix between culture and computers”.

17. ACESSE O SITE OFICIAL DO MANOVIC, PUBLIQUE O LINK E POSTE
UM COMENTÁRIO SOBRE QUALQUER TEMA.
Segue o site de
Manovic: http://manovich.net/.
Na publicação de 8 de
abril de 2012, é aborda a capacidade tecnológica mundial de armazenar,
comunicar e computar informações em rede, no artigo “The world’s technological
capacity to store, communicate, and compute information. Neste artigo é
levantado dados estatísticos referentes ao crescimento do armazenamento e da
transportabilidade de informação digital em rede mundial.

18. O QUE É COPYLEFT?
O copyleft está em
oposição à lógica proprietária do copyright que dominou a dinâmica
sociocultural dos “mass media”. O copyleft é um hacking do copyright, é um
modelo para contratos de adesão buscando corrigir falhas sociais no direito
autoral padrão.

19. TRADUZA A CITAÇÃO FINAL DO TEXTO E COMENTE.
Segue a tradução da citação do texto de Lemos:
"Nada é sagrado...Tudo é de "domínio público". Download,
remix, editar, segmentar, una isto em seu banco de memória... A informação se
move através de nós com a velocidade do pensamento, e, basicamente, qualquer
tentativa de controlá-lo sempre sairá pela culatra." (DJ Spook, apud
Murphie e Potts, 2003, p.70).
A citação reafirma as três máximas das leis da cibercultura, fechando o
texto com a liberdade de expressão que só em rede pode-se ter, mesmo que haj
que a tente dominar, sempre haverá lacunas para propagação da informação em rede.

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